A epilepsia é um distúrbio neurológico no qual a convulsão é o sintoma central. Porém, aproximadamente um terço dos pacientes com epilepsia são resistentes aos antiepilépticos e, portanto, necessitam de opções terapêuticas alternativas. A dieta cetogênica (DC) tem mostrado-se a opção de maior sucesso no controle da epilepsia refratária.
A DC é um tratamento médico/nutricional apoiado em um cardápio rico em gorduras, adequado em proteína e pobre em carboidratos. Foi desenvolvida para imitar os efeitos do jejum, induzindo o corpo a utilizar gordura como fonte de energia. Os lipídios são metabolizados no fígado em ácidos graxos e, posteriormente, oxidados nas mitocôndrias do fígado, gerando um excesso de acetil-CoA e a geração de corpos cetônicos (acetato, acetona e β-hidroxibutirato).
Os corpos cetônicos chegam ao cérebro agindo como antiepilépticos. Além disso, a composição da dieta é importante. Estudos mostram que os ácidos graxos ômega-3, especialmente o docosahexaenoico (DHA) possui maior eficácia no controle das crises em comparação com os ácidos graxos saturados.
No cérebro os corpos cetônicos modulam a ação de neurotransmissores, o potencial de membrana, o funcionamento dos canais de íons e geram mudanças na concentração de monoaminas, tendo ação neuroprotetora. Outros nutrientes podem ser interessantes no tratamento da epilepsia e modulação destas vias, como vitamina D, vitamina E, vitamina C e vitamina B6 (Kim, & Cho, 2019).
Acabar com as convulsões é a meta para pacientes epilépticos. As convulsões aumentam o risco de acidentes, de ansiedade, depressão. Além disso, convulsões prolongadas e recorrentes contribuem para a lesão de células nervosas, declínio cognitivo e redução da qualidade de vida.
Estudos tem mostrado que a associação de cetonas exógenas com triglicerídeos de cadeia média são as melhores opções para a redução destas crises (Brunner et al., 2021; D'Agostino et al., 2013; Kovács et al., 2017; Poff, Rho, & DÁgostino, 2019).
Aprenda mais sobre dieta cetogênica terapêutica na plataforma https://t21.video.
DIETA CETOGÊNICA PASSO A PASSO (para leigos).
Se você é profissional de saúde aprenda mais na plataforma t21.video