Vitamina D + Vitamina K devem ser suplementadas juntas?

A vitamina D e a vitamina K são dois nutrientes lipossolúveis (que se dissolvem em gordura). A vitamina D é abundante em peixes gordurosos e óleo de peixe, mas também é produzida pela pele quando exposta à luz solar. Uma das funções principais da vitamina D é promover a absorção de cálcio e manter níveis adequados de cálcio no sangue. A deficiência de vitamina D pode causar perda óssea. Muitas pessoas são deficientes em vitamina D e discuto a avaliação e suplementação neste vídeo:

A vitamina K é encontrada em verduras, leguminosas fermentadas e vegetais, bem como em alguns alimentos gordurosos de origem animal, como gema de ovo, fígado e queijo. É necessária para a coagulação do sangue e promove o acúmulo de cálcio em seus ossos e dentes. Falo da avaliação e suplementação da vitamina K neste vídeo:

As vitaminas D e K funcionam em equipe. Uma das principais funções da vitamina D é manter níveis adequados de cálcio no sangue. Existem duas maneiras pelas quais a vitamina D pode conseguir isso: (1) melhorando a absorção de cálcio, (2) removendo cálcio dos ossos. Mas a vitamina D não regula os níveis de cálcio sozinha, faz isso junto com a vitamina K.

A vitamina K regula o cálcio em seu corpo de pelo menos duas maneiras: (1) promovendo a calcificação dos ossos (ativa a osteocalcina), (2) reduzindo a calcificação de tecidos moles (juntamente com magnésio). A vitamina K ativa a proteína GLA da matriz, que impede o cálcio de se acumular nos tecidos moles, como os rins e os vasos sanguíneos.

Tenho que suplementar vitamina D e vitamina K juntas?

Se a dose de vitamina D ingerida for muito alta há risco de hipercalcemia e calcificação de vasos, o que aumenta o risco cardíaco. Isto é agravado pela deficiência de vitamina K. Estudos em animais mostram que a suplementação de vitamina K em alta dose reduz o risco cardíaco. Contudo, não existem estudos definitivos em humanos.

No entanto, minimamente converse com seu nutricionista e certifique-se de obter as quantidades adequadas de ambos vitamina D e K de sua dieta ou suplementação, visto que ambos os nutrientes são importantes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/