Nutrição integrativa na doença de Alzheimer

A nutrição integrativa é a prática que preocupa-se em oferecer orientações para prevenção e tratamento de doenças, enxergando o paciente como um todo. Todo o tratamento é baseado na individualidade e, por isso, estratégias modernas, como exames nutrigenéticos, são incorporados à avaliação da melhor estratégia a ser adotada.

A vida emocional, social, mental e espiritual do paciente também é levada em conta para a definição do melhor tratamento. O Alzheimer, por exemplo, é uma doença muito complexa e a prevenção e tratamento envolvem uma série de modificações no estilo de vida. Além de dieta especial cetogênica, estratégias para controle do estresse (como meditação e yoga), podem ser incorporados ainda à rotina do paciente o uso de óleos essenciais que aliviem ansiedade, insônia, ativem a memória e melhorem o humor.

5 óleos essenciais amigos do cérebro

1. Lavanda - aroma calmante e capaz de equilibrar emoções fortes. Também é indicado no tratamento da depressão, ataques de raiva e aumento da irritabilidade. Pode ajudar ainda em alguns casos de insônia. A alfazema pode ser inalada diretamente, usada com óleo de massagem ou borrifada em lençóis. Na demência o óleo essencial de lavanda reduz a agitação (Holmes et al., 2002).

2. Hortelã-pimenta - aroma energizante que pode ser usado para estimular a mente e acalmar os nervos. Pode ser inalado diretamente, difundido em uma sala, usado como óleo de massagem, pulverizado no ar ou mesmo colocado em um banho. Principalmente indicado no período da manhã.

3. Alecrim - óleo edificante usado para estimular a mente e o corpo. Pode até melhorar o desempenho cognitivo e o humor. Também é conhecido por aliviar a constipação, sintomas de depressão e também revigorar o apetite. Pode ser inalado diretamente, difundido em uma sala ou usado como spray. Óleo essencial de alecrim-pimenta (Lippia sidoides) é rico em timol e carvacrol que combatem a neuroinflamação (Trevisan e Macedo, 2003).

4. Bergamota - pode ser usada para aliviar a ansiedade, agitação, depressão leve e estresse. Este óleo estabiliza o humor, relaxa e ajuda no combate à insônia. Para usar o óleo de bergamota, coloque algumas gotas no banho, use-o como óleo de massagem, difunda-se pela sala ou use um spray em roupas ou lençóis.

5. Ylang Ylang - pode ajudar a aliviar a depressão, além de promover um bom sono. Este é um ótimo óleo, não apenas para uma pessoa que vive com Alzheimer, mas também para cuidadores que lutam com inquietação e falta de sono. Ylang Ylang é frequentemente combinado com óleo de limão e pode ser colocado no banho, inalado, difundido ou pulverizado.

AGENDE SUA CONSULTA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/