PPARG E A SENSIBILIDADE À INSULINA

Receptores ativados por proliferadores de Peroxissoma (PPARs) estão presentes no núcleo das células. São ativados por ligantes capazes de modular genes relacionados à homeostase de lipídios, glicose e insulina. O PPARγ (ou PPARG), expresso no tecido adiposo e no fígado, regula o armazenamento de lipídios e o metabolismo da glicose e é alvo de medicamentos para diabetes tipo 2, tiazolidinedionas (TZDs). Devido aos altos níveis de toxicidade associados às TZDs de primeira geração, como troglitazona (Rezulin), rosiglitazona (Avandia) e pioglitazona (Actos), há uma busca por alternativas que exibam melhor eficácia, mas com menor toxicidade.

Clique aqui para a lista completa de ligantes de PPARG naturais

Muitas pessoas possuem polimorfismos do gene PPARG, fazendo com que a sensibilidade à insulina seja prejudicada. Os compostos acima e outros ajudam a modular este gene. Pessoas com estes polimorfismos também inflamam mais após o consumo de gordura saturada.

Neste vídeo, em inglês, explico sobre o PPARG:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/