Tenho atendido muitas pessoas preocupadas com o ganho de peso durante a quarentena. Pessoas que já tinham excesso de peso e agora estão com mais compulsão alimentar. E tenho atendido também os viciados em exercício e alimentação saudável, sofrendo por não poderem ir à academia, preocupados por não poderem ir ao restaurante saudável da esquina.
Este é um momento desafiador para todos. Vícios (por comida, álcool, drogas, exercício, compras, cigarro etc) possuem causas múltiplas: genéticas, hormonais, neurológicas. Muitas vezes relacionam-se à maus tratos na infância, histórico de ansiedade ou depressão. maquiagem genética, traumas, diagnósticos de ansiedade, baixa autoestima ou depressão. É tempo de nos analisarmos, de nos cuidarmos. Existe muita dor escondida na busca pela aparência perfeita.
APRENDA A INTERPRETAR EXAMES NUTRIGENÉTICOS
O autoconhecimento é um trabalho para toda a vida e você pode trilhar este caminho sozinho ou com ajuda. A psicoterapia ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência.