Suplemento nootrópico: substância que auxilia no desempenho cognitivo (atenção, memória, fluência verbal) - veja mais em Psiconutrição. Regulam neurotransmissores, aumentam o fluxo sanguíneo cerebral, reduzem a neuroinflamação, geram neuroproteção, melhoram a transdução de sinal, melhoram a produção de neurotransmissores ou atuam como antioxidantes, vasodilatadores ou até adaptógenos.
Podem ser fitoterápicos (como ginkgo biloba, mucuna pruriens, ginseng ou vários tipos de cogumelos, como o Lion´s mane) ou até minerais como magnésio e aminoácidos (como o triptofano ou L-teanina).
Outros nootrópicos naturais incluem: ômega-3 (DHA), curcumina, fosfatidilserina, colina (citicolina ou alpha-GPC), L-carnitina, creatina, cogumelos (lions mane, reishi, cordyceps, chaga, maitake).
Suplemento adaptógeno: ajudam o corpo a resistir a estressores de todos os tipos, sejam físicos, químicos ou biológicos. O alívio do estresse ocorre pela inibição de vias metabólicas relacionadas ao estresse oxidativo. Com isso há melhor resposta do sistema imune inato, maiores efeitos ansiolíticos e antidepressivos e melhoria da função cognitiva (Panossian, 2017). Todo adaptógeno é um nootrópico mas nem todo nootrópico é um adaptógeno.
No Brasil, a Rhodiola Rosea (200 a 600mg) e a Ashwagandha (300 a 1.000 mg) são duas das plantas bastante prescritas por nutricionistas da área de fitoterapia. O uso não deve ser feito por mais de 2 a 4 semanas pois podem aparecer efeitos colaterais, além de aumento do cortisol. Assim, estas plantas devem ser intercaladas entre si e ainda com outras, como gengibre (250 a 1.000 mg), Bacopa monnieri (75 a 450 mg), Curcuma longa (100 a 300 mg), alho (250 a 2.000 mg), dentre outras plantas.
Na medicina ayurvédica um adaptógeno bastante utilizado é o Triphala, produzido a partir de uma combinação de três frutas amargas indianas com propriedades antioxidantes (amalaki, bibhitaki e haritaki). Pesquisas mostram a atividade anticancerígena do triphala, que possui alta capacidade sequestradora de radicais livres, além de modular genes, proteger telômeros e ter propriedades antienvelhecimento.