Alterações na metilação e tratamento do TDAH no adulto

O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é considerado um distúrbio da auto-regulação, que gera deficiências nas áreas de atenção, motivação, excitação e afeto. Sem tratamento, pessoas com TDAH apresentam mais dificuldades na escola, no mundo do trabalho e nos relacionamentos. Por isso, o risco de evasão escolar, incidentes disciplinares repetitos, perda de emprego, dificuldade de gerenciamento do tempo e dinheiro, divórcios, abuso de substâncias e depressão aumentam.

Muitos, mesmo sem tratamento, acabam aprendendo a lidar com as questões da vida e desenvolvem habilidades para lidar com as dificuldades, mas com muita sobrecarga de seus recursos cognitivos, o que gera mais ansiedade, frustração ou irritabilidade.

As características anatômicas do cérebro não costumam diferir entre pessoas com e sem TDAH. Contudo, polimorfismos genéticos podem existir, prejudicando a metilação e modificando o desempenho cerebral.

Estudos epigenéticos apontaram para níveis mais baixos de metilação do DNA nos genes DRD4 e 5-HTT, os quais foram associados a escores mais altos de TDAH (Mahadevan, Kandasamy & Benegal, 2019).

Muitas intervenções podem ser utilizadas para o tratamento do TDAH como medicação, terapia cognitivo comportamental, yoga, meditação, dieta antiinflamatória, suplementação nutricional. Quanto a este último aspecto opções de tratamento incluem ômega-3, acetilcolina, B9, B12, B6, colina (Bekdash, 2018), selênio, EGCG, curcumina, picnogenol, ginkgo biloba e passiflora incarnata (Verlaet et al., 2018). Atenção: EGCG não deve ser utilizado por quem tem alteração de COMT na forma lenta. Por isso, sempre consulte-se com nutricionista para que a melhor decisão seja tomada para seu caso.

Não fique sem tratamento. Nossa equipe de nutricionista e psicóloga podem lhe ajudar com muitas estratégias para que consiga navegar melhor pela vida. Agende sua consulta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/