Dieta alcalinizante combate coronavírus? Não, isso é FAKE NEWS.

Chegou a mim por WhatsApp a seguinte notícia:

Isso serve para informar a todos que o pH do vírus corona varia de 5,5 a 8,5.

* PESQUISA: REVISTA DE VIROLOGIA, MARÇO DE 2020, PÁGINA 19* Tudo o que precisamos fazer, para vencer o vírus corona, precisamos ingerir mais alimentos alcalinos que estão acima do nível de pH acima do vírus. Alguns dos quais são:   limão, abacate, alho, manga, tangerina, abacaxi, dente de leão, laranja.

Só que isso é fake news. Frutas e verduras são sempre muito bem-vindas para imunidade. Contudo, o coronavírus é um grupo de vírus e vírus não possuem pH próprio. Ele sobrevive bem em pH de cerca de 6 mas não de 8 ou acima em tubos de ensaio. Estes alimentos não mudarão o pH do nosso sangue, que é mantido sempre entre 7,35 e 7,45 (abaixo disso é acidose e acima disso alcalose).

Tanto pH abaixo de 6,9 quanto acima de 7,8 no sangue aumentam o risco de morte. O pH pode se alterar no diabetes descontrolado, com o uso de medicamentos, dificuldades respiratórias, alguns tipos de câncer. São condições médicas. Mesmo com o consumo de todos estes alimentos benéficos citados (e são mesmo) o pH do sangue ainda ficará entre 7,35 e 7,45.

ph_incorrect-624x327.png

Continue ficando em casa e lavando as mãos sempre que sair. Essas são as melhores estratégias para o combate mundial à esta pandemia. Não espalhem notícas falsas, chequem antes. E claro, alimente-se bem, com frutas, verduras e boas fontes de proteína, para manter seu sistema imune competente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/