Yoga e Ayurveda são práticas integrativas e complementares em saúde, reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde no Brasil. São filosofias irmãs, nascidas na Índia, que trabalham a tríade corpo-mente-espírito. Ajudam a integração do ser humano com o ambiente e a compreensão de que sem a natureza nossa vida entra em desequilíbrio.
Para o Ayurveda, tudo o que existe na natureza pode ser classificado como Kapha, Pitta ou Vata (os doshas). Nos seres humanos, alterações nos doshas geram desequilíbrio e doença.
Vata (eter e ar) - energia do movimento. Gostam de criar, tendências artísticas, comunicativas. Magras, pele fina e que enruga mais facilmente, pessoas friorentas, pele fria e seca, pouca massa muscular, menos flexíveis. Em desequilíbrio: ansiedade, insegurança, medos, falta de estrutura, inconstância. Uma pessoa muito agitada precisa fazer práticas de yoga mais calmas, mais lentas, mais introspectivas, com músicas suaves. Ásanas com mais contato com o chão, como balásana, torções e posturas que lubrifiquem as articulações são indicadas. Deve evitar alimentos picantes. Respiratório alternado (nadí shoddhana pránáyáma) ajuda a equilibrar o emocional de Vta. Deve evitar alimentos amargos. Vata fica bem dormindo entre 4 a 7 horas por noite.
Pitta (fogo e água) - focado, inteligente, perfeccionista, racional, analítico, organizado. Pessoa de porte médio, com corpo atletico, pele quente, boa digestão, olhos luminosos, cabelos lisos. Em desequilĩbrio: desconfiado, estressado, questionador, impaciente, competitivo. As aulas de yoga devem ser feitas em ambiente calmo, na natureza ou em sala sem espelhos. Aulas estimulantes e desafiadores, porém com bastante consciência corporal. Fazer ásanas e Kriyas que desintoxiquem. Respiratórios que ajudem a resfriar, como o Sítali pránáyáma são indicados para Pitta. Deve evitar alimentos picantes e ambientes muito quentes. Dormir 6 a 7 horas por noite.
Kapha (água e terra) - é mais pesado, lento, largo, porém mais flexível. Cabelo grosso, ossos fortes, dentes largos. Pessoas cuidadoras, relaxadas, descontraídas, sorridentes, calmas, estáveis, conciliadoras, amorosas, tolerantes. Em desequilíbrio: tendência à obesidade, letargia, isolamento, queda da imunidade, problemas respiratórios, depressão, retenção de líquidas. As aulas de yoga precisam ter mais movimento, mais vigor, com menos descanso, mais posturas em pé. Invertidas também são muito benéficas. Respiratórios rápidos, que geram movimento (como bhástrika) aumentam a circulação de energia. Precisam dormir 8 horas ou mais por noite.