Onde encontrar motivação para mudar hábitos?

Sabe aquele sonho há muito tempo colocado de lado? Será que sem atingir suas metas você permanece com um buraco no meio do peito? Se a resposta for sim, precisará agir para atingir suas metas e sentir-se melhor consigo. Neste vídeo falo de uma experiência recente, em viagem à Irlanda. Demorei muito a ir e percebi o quanto vamos adiando em nossas vidas.

Qual é o seu sonho? Muitas pessoas me dizem que morrem de vontade de fazer yoga mas não inscrevem-se nas aulas por acharem que não são calmas ou flexíveis o suficiente. Pessoas sedentárias ou acima do peso também podem deixar o sonho de lado. Mas tudo isso é apenas coisa inventada pela nossa cabeça, baseada no medo. As pessoas iniciam a prática de yoga por muitos motivos diferentes, inclusive para reduzir estresse, alongar músculos e tendões ou simplesmente emagrecer. Se mesmo assim, você tem pavor de entrar em uma sala com outras pessoas, poderá fazer sua prática em casa mesmo. Neste curso ensino o passo-a-passo, inclusive com adaptações.

Quem não pode sentar no chão pode praticar na cadeira. Quem tem preguiça pode praticar na cama. Yoga é também trabalho para a cabeça. Aprenderá a relaxar, a meditar, a cuidar do corpo. Muitos estudos mostram que a prática traz benefícios imensos. Deixa-nos mais criativos, reduz a pressão arterial. E é para todos. Quem sofreu um derrame pode movimentar-se usando a imaginação. Pode meditar. Pode fechar os olhos e focar na respiração. Pode praticar mantras em sânscrito ou simplesmente a repetição da frase: “Eu amo e aceito a mim mesmo assim como sou.”

Fechar os olhos e coordenar respiração e movimentos (reais ou imaginados) traz uma paz profunda, permite viajar para dentro do corpo, deixando os problemas de lado por alguns momentos. Pessoas com compulsão alimentar aprendem a focar o momento presente. Aprendem a deixar julgamentos de lado. Por isso, se está pensando "Quando eu for magra eu vou começar a fazer yoga", esqueça. Perceberá os efeitos para além do seu colchonete de prática. Mas se a prática de yoga não te atrai, não há problema. Procure no seu interior o que faz sentido para você e comece. Priorize-se, cuide-se, ame-se.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/