Dá para ser gordo e saudável?

fat-and-healthy.jpg

É verão novamente no Brasil, temperada do bikini e do maiô. Mas muita gente vai se esconder, por vergonha de mostrar o corpo. Bem, é importante libertar-se. Não dá para viver a vida preocupando-se com o que os outros irão falar e pensar. Curta o verão do jeito que quiser. Até porque nem todo mundo precisa emagrecer, a não ser que a saúde esteja ruim. Glicose e triglicerídeos aumentados já indicam que a dieta precisa melhorar. Se os exames estiverem normais mas o corpo estiver cheio de dores é bom também revisar a alimentação.

Pessoas com hipertensão e diabetes possuem um risco bem maior de morrer precocemente. Agora, a boa notícia é que você não precisa ficar tão magro quanto a Gisele Bündchen para ser saudável. Pesquisa da Universidade da Califórnia Davis mostrou que pessoas com excesso de peso e níveis normais de glicose e pressão arterial, vivem tanto quanto as pessoas magras. Então, sim! É possível estar acima do peso e ser saudável. Mas para tanto é importante cuidar do corpo. Frutas e verduras são básicos na dieta de todo mundo pois fornecem vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos protetores. Atividade física também é fundamental para quem quer manter o sistema cardiovascular saudável. Dormir bem também é super importante para reparo das células e redução do estresse.

Agora, se estar acima do peso estiver afetando seu funcionamento mental e/ou físico considere sim a perda de peso. Defina metas razoáveis, reduza as porções dos alimentos, adote práticas como yoga ou meditação para controlar a compulsão alimentar e trabalhar a auto-estima.

"Desfrute do seu corpo, não tenha medo dele ou da opinião dos outros a respeito dele; de todos os instrumentos que vc terá na vida, seu corpo é o mais importante" - Kurt Vonnegut

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/