A paz (do latim Pax) é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. A paz mundial seria a condição ideal para as relações entre os países. A paz também é o estado ideal para a relação entre grupos étnicos e religiosos. Também queremos que nossas relações pessoais sejam tranquilas mas para isso precisamos ter paz interior.
A paz de espírito, a serenidade é importante para o bem estar e para a saúde física e mental. Um dos componentes desta paz interior é a autoaceitação. A mesma correlaciona-se com maior felicidade, satisfação com a vida, afetos positivos e senso de propósito. Pessoas mais serenas, que aceitam-se mais, criticam-se menos e demonstram mais autocompaixão sofrem também menos com ansiedade e depressão.
Assim, para criarmos um mundo harmonioso e termos relacionamentos tranquilos precisamos buscar a paz interior. Como? Tendo pensamentos mais agradáveis, confiando, perdoando, cooperando, aumentando nossa capacidade para resolução de conflitos de forma não violenta e desenvolvendo qualidades como altruísmo, complacência (não teimosa), modéstia e ternura.
Em testes psicológicos pessoas mais pacíficas são mais empáticas, atenciosas, controladas, complacentes, conscientes e possuem maior capacidade para entender as próprias emoções e controlar a raiva. Várias técnicas podem ser utilizados para aumentar o estado de paz interior, como (1) identificação e substituição de pensamentos disfuncionais e negativos, (2) práticas de yoga, (3) práticas de meditação, (3) estabelecimento de metas, (4) diário da gratidão, (5) práticas de compaixão, (6) gerenciamento do tempo, (7) valorização da natureza e do que é simples.
Nosso curso de formação de instrutores de yoga está com inscrições abertas. Nele discutimos vários destes fatores e colocamos a mão na massa para alcançar a paz interior. Saiba mais aqui.