A páprica também conhecida como pimentão doce ou colorau é um condimento originário da América Central. Em geral, é utilizada em carnes, molhos, sopas e pães. À época de seu descobrimento (por volta do ano 1.400) não se imaginou que mais do que colorir os alimentos, a páprica também fornece proteção contra doenças inflamatórias, degenerativas e contra o câncer.
Um dos antioxidantes da páprica é o caroteno. Criptoxantina, luteína e zeaxantina também estão presentes. Estes pigmentos reduzem o estresse oxidativo, protegem as membranas celulares e combatem doenças como artrite, degeneração macular e diabetes (Yuan et al., 2016). São melhor absorvidos com gorduras. Por isto, coloque também um pouco de azeite ou óleo de coco em sua comida. A páprica também é fonte de capsaicina, ingrediente que reduz o risco de doenças autoimunes (Deng et al., 2016) e de câncer de estômago (Gomceli, Demiriz e Tez, 2012).
Uma colher de sopa de páprica fornece cerca de:
20 Kcal
3,8 g de carboidratos
1 g de proteína
0,9 g de gordura
2,5 g de fibras
3.560 UI de vitamina A (71% das necessidades diárias)
0,3 mg de vitamina B6 (14% das necessidades diárias)
2 mg de vitamina E (10% das necessidades diárias)
1,6 mg de ferro (9% das necessidades diárias)
4,8 mg de vitamina C (8% das necessidades diárias)
5,4 mcg de vitamina K (7% das necessidades diárias)
0,1 mg de riboflavina (7% das necessidades diárias)
1 mg de niacina (5% das necessidades diárias)
158 mg de potássio (5% das necessidades diárias)
Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças. Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.
Para não perder nenhum episódio do podcast e se manter sempre atualizado assine no iTunes.