Na escola você deve ter o experimento de plantar um grão de feijão no algodão. O que surgiu foi o broto, lembra? Os brotos de feijões são alimentos muito populares na Ásia. São riquíssimos em fibras, vitamina C, folato e minerais. Estudos mostram que o consumo pode ajudar a combater a ansiedade (McCabe et al., 2017).
Os brotos também são ricos em compostos flavonóides com propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas (Tang et al., 2014). Ajudam inclusive no aumento da produção de melatonina, hormônio que melhora a qualidade do sono (Aguilera et al., 2016)
1 xícara de broto de feijão fornece:
- 31 Kcal
- 6,2 g de carboidratos
- 3,2 g de proteínas
- 0,2 g de gordura
- 1,9 g de fibras
- 34,3 mcg de vitamina K (43% da necessidade diária)
- 13,7 mg de vitamina C (23% da necessidade diária)
- 63,4 mcg de folato (16% da necessidade diária)
- 0,2 mg de manganês (10% da necessidade diária)
- 0,2 mg de cobre (9% da necessidade diária)
- 0,1 mg de riboflavina (8% da necessidade diária)
- 0,1 mg de tiamina (6% da necessidade diária)
- 56,2 mg de fósforo (6% da necessidade diária)
- 0,1 mg de vitamina B6 (5% da necessidade diária)
- 0,9 mg de ferro (5% da necessidade diária)
- 21,8 mg de magnésio (5% da necessidade diária)
- 0,8 mg de niacina (4% da necessidade diária)
- 155 mg de potássio (4% da necessidade diária)
Cuidado ao comprar brotos na feira ou no supermercado. Eles estragam rapidamente, o que aumenta o risco de infecções bacterianas. Mas você pode fazer seus brotos em casa. Aprenda aqui.
Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças.
Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.