Hortas urbanas - cursos em Brasília

Pérmico.jpg

As mudanças climáticas estão entre os grandes desafios de nossa geração. No Brasil vários reservatórios de água estão vazios. O problema atinge outros países, como Portugal. O aquecimento global sofre a influência de inúmeras decisões que tomamos diariamente. Gravei um vídeo em 2013 sobre a influência de nossa alimentação no meio ambiente mas ainda está bem atual.

O esforço para modificarmos nossa pegada ecológica pode reduzir parcialmente nossas emissões, além de inspirar outras pessoas a preservarem o meio ambiente. Eu me inspiro bastante em minha filha, a ecologista da casa. Ela vive estudando e mostrando como nossas atitudes poderão influenciar futuramente a nossa saúde e também a das próximas gerações. De fato, o aquecimento global já provocou extinções em massa no passado, ao final do período Pérmico. 

Atualmente os homens recriam estas condições com suas fábricas e seu consumismo exagerado que ameaçam o meio ambiente. Para calcular sua pegada ecológica e entender como suas ações influenciam a saúde do planeta clique aqui.

Muitas mudanças que beneficiam o ambiente também nos tornam mais saudáveis e nos fazem poupar dinheiro. Nossa casa é o melhor lugar para começar a fazer mudanças. Por exemplo, torneiras que pingam desperdiçam 24,5 litros de água por dia ou 10.000 litros ao ano!

Para verificar se há algum cano com vazamento em sua casa registre a leitura do contador de água antes de ir dormir e novamente pela manhã, antes de começar a usar a água. Se você mora em casa pode adotar um coletor de chuva para conservar água. Esta água pode ser utilizada para regar plantas, lavar o carro ou a área externa da casa. Em casa você também poderá plantar mais árvores. A vegetação absorve o carbono, embeleza a casa, aumenta o valor dos imóveis, fornece sombra e ajuda o planeta a respirar. 

Quem mora em apartamento pode ajudar com a horta comunitária. A maior parte das hortas nas cidades são geridas por organizações sem fins lucrativos que utilizam o espaço para plantar alimentos, fazer ações educativas ou simplesmente unir as pessoas. Se estiver em Brasília poderá aprender mais e se inspirar com dois eventos. O primeiro abordará o tema agroecologia e hortas agroflorestais na asa norte no próximo final de semana. Já em dezembro ocorrerá a oficina de hortas urbanas em Taguatinga. Saiba mais clicando aqui. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/