O estresse é a soma de respostas físicas e mentais causadas por estímulos internos ou externos. Um pouco de estresse pode ser bom, nos mobilizando para a ação.
Porém, muito estresse pode gerar angústia, ansiedade e depressão, sugando as alegrias da vida. O estresse excessivo também aumenta o risco de doenças, principalmente as relacionadas ao sistema cardiovascular.
Atividade física, yoga, meditação, descanso, lazer e terapia podem ajudar a reduzir o estresse. Mas hoje o foco são as plantas medicinais adaptógenas. Os adaptógenos fazem justamente o que prometem: nos ajudam na adaptação a situações estressantes ou extremas da vida.
Várias e condimentos possuem efeito relaxante. Dentre elas destacam-se o gengibre, o mulungú, o ginseng, a rhodiola rosea, a ashwagandha, a passiflora e a valeriana. Hoje vou escrever sobre três deles:
Ginseng: contém gingenosídeos que restauram a função das glândulas adrenais, melhoram o rendimento físico e cognitivo, o humor, além de reduzirem as taxas de açúcares no sangue. Mas não deve ser utilizado por gestantes, mulheres que estão amamentando e pessoas com doenças autoimunes.
Rhodiola rosea: reduz estresse, ansiedade e sintomas da depressão. Seus efeitos estão associados ao aumento dos níveis de serotonina e dopamina. Não deve ser administrada para crianças, gestantes e lactantes.
Ashwagandha: reduz os níveis de cortisol, reduzindo a inflamação, melhorando a qualidade do sono e reduzindo o estresse. Equlibra níveis hormonais mas não deve ser ingerido por gestantes nem pessoas com doenças autoimunes.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE