A alimentação é fundamental para o rendimento esportivo. A partir dos nutrientes fornecidos pela dieta é produzida a energia que sustentará o organismo, hormônios e enzimas são formados e o metabolismo é controlado.
Contudo, atletas com rotinas pesadas ou complicadas podem ter dificuldade em parar para se alimentar ou cozinhar.
Neste caso os suplementos são extremamente bem vindos já que complementarão de forma adequada os nutrientes que faltam no cardápio, como carboidratos, proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais ou fibras.
Mas atenção: a suplementação inadequada vem sendo associada a aumento do número de casos de câncer e diabetes. Por isto, seunutricionista deve ser consultado antes de comprar qualquer tipo de produto. E não fique com a pulga atrás da orelha se ao invés de inserir novos produtos, o nutricionista reduzir seu consumo. Seu rendimento não será prejudicado. Acredite! A maior parte do efeito dos suplementos é decorrente de suas crenças. Como assim? Até o uso de placebos, produtos sem função de melhoria de rendimento, conseguem ter efeito positivo se você acreditar neles!
Em um estudo publicado este ano foi injetada uma solução salina em corredores treinados. Ao final os mesmos correram mais rápido, se cansaram menos e relataram maior motivação. Para saber mais clique aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/25412293/