Mais benefícios dos vegetais verdes

Mês passado estive no congresso da Sociedade Americana de Nutrição (SAN). Twittei bastante sobre ele mas não tinha tido tempo de dar uma paradinha aqui. Uma das pesquisas muito interessantes, apresentada por Martha Clare Morris, mostrou que vegetais verde escuros são capazes de prevenir o declínio cognitivo. Uma das razões é o alto conteúdo de vitamina K, luteína e beta-caroteno. Leia a cobertura desta pesquisa no site da SAN.

Capriche então na salada e no suco verde, incluindo folhas como acelga, agrião, almeirão, alface, chicória, couve de bruxelas, escarola, espinafre, folhas (brócolis, mostarda, beterraba), repolho, rúcula no seu cardápio. Um bom domingo para você!

AZEITE COM RÚCULA

Um dos segredos para consumir mais vegetais é misturando-os com alimentos que você já consome normalmente, como o azeite.

  • 4 xícaras de café de azeite

  • 130g de rúcula

  • 2g de alho

  • 5g de sal

Preparo: Bata tudo no liquidificador e passe numa peneira.

CHÁ DE ALFACE

O chá de alface ajuda a relaxar e a melhorar a qualidade do sono. Para preparar, lave 7 folhas de alface, e adicione em água fervida. Deixe em infusão por 5 minutos. Você também pode misturar com outras folhas antioxidantes e mais saboras como erva cidreira, erva doce ou alecrim.

PATÊ DE ERVAS FINAS

Super fácil, super nutritivo (e mais barato do que comprar patês prontos). Bata:

🍵 1 xícara de semente de girassol sem casca (deixe de molho por 2 horas)

🌿 1 maço de cheiro verde ou qualquer outra combinação de ervas frescas que desejar

🧄 1 dente de alho

🍋 Suco de limão (usei 1/4 de limão) 🫒1 c.sopa de azeite

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/