1) MIRTILO
Valorizado pelo alto nível de antioxidantes como a vitamina C e as antocianinas, fibras e magnésio. Estes nutrientes podem diminuir a pressão arterial e o colesterol, prevenir contra doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer. Nossos equivalentes brasileiros são as amoras pretas. Podem ser consumidas in natura, em vitaminas, shakes e no iogurte.
2) ALHO
Este alimento também tem efeitos poderosos no organismo. Fonte de alicina e a aliina, vitaminas C e B6 e minerais como manganês e selênio, os quais contribuem para a diminuição da pressão, do colesterol, evitam os resfriados, previnem certos tipos de câncer e também osteoartrite.
3) ROMÃ
Ótima fonte de fibras, carotenóides, vitaminas C e E além de taninos com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Estudos vem mostrando benefícios destes nutrientes na saúde cardiovascular, diminuição do risco de câncer de próstata e diabetes.
4) BRÓCOLIS
Esta brássica ou vegetal crucífero é fonte de vitamina C, betacaroteno, K e B9, de fibras e do mineral cálcio. Possui também antioxidantes potentes como o indol-3-carbinol e o sulforafano, capazes de diminuir o risco de câncer de próstata, mama, boca, esôfago e garganta, reduzir a pressão, o colesterol e os triglicerídeos e prevenir o diabetes. Mais sobre o brócolis aqui.
Receitas: pizza com massa de brócolis, suco verde com brócolis
5) PEIXES RICOS EM ÔMEGA-3
Os peixes gordos possuem o lipídio ômega-3, com propriedades antiinflamatórias e protetores no coração, olhos e cérebro. Também são fontes de vitamina D, selênio e proteínas.
Observação: evite fritar os peixes. Leia mais sobre a forma correta deste superalimento clicando aqui.
Para acompanhamento entre em contato utilizando o formulário do canto inferior da página.
Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres:
Manual de tratamento para sobreviventes do câncer