Musculação para idosos

SARCOPENIA é uma condição multifatorial relacionada à perda da massa muscular magra, devido ao envelhecimento. Outros fatores de risco para a sarcopenia:

💥 Disfunção mitocondrial;

💥 Alterações hormonais;

🔥 Inflamação crônica;

💥 Função celular e neuronal comprometida;

💥 Hábito de fumar;

💥 Obesidade;

💥 Sedentarismo;

💥 Alto consumo de alimentos de alto índice glicêmico;

💥 Baixo consumo de proteínas

Conforme vamos envelhecendo, se torna mais difícil manter a massa muscular e a força da juventude, o que aumenta o risco de quedas e fraturas. Segundo pesquisadores da Universidade de Nottingham o problema acontece por dois motivos: menor produção de musculatura e quebra mais acelerada. O problema se intensifica após os 65 anos e, por isto, os cientistas indicam o treinamento com pesos para este grupo. 

sarcopenia.jpg

De acordo com o estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, em indivíduos mais jovens, os níveis de insulina aumentam após as refeições e este hormônio previne a perda de massa muscular, principalmente à noite. O mesmo não acontece nos idosos, provavelmente em decorrência do menor fluxo sanguíneo na musculatura. De acordo com a nova pesquisa, a musculação melhora o fluxo, o aporte de oxigênio e nutrientes às regiões exercitadas, "rejuvenescendo" a musculatura.

RESULTADOS DA SARCOPENIA:

⚡️ Maior incidência de fraturas ósseas;

⚡️ Dependência física para mobilidade;

⚡️ Perda de massa muscular e força muscular;

⚡️ Maior risco de morte.

📚 Para saber mais:

  • Emilie A Wilkes, Anna L Selby, Philip J Atherton, Rekha Patel, Debbie Rankin, Ken Smith, and Michael J Rennie. Blunting of insulin inhibition of proteolysis in legs of older subjects may contribute to age-related sarcopenia. American Journal of Clinical Nutrition, 2009.

  • Mellen RH, Girotto OS, Marques EB, Laurindo LF, Grippa PC, Mendes CG, Garcia LNH, Bechara MD, Barbalho SM, Sinatora RV, et al. Insights into Pathogenesis, Nutritional and Drug Approach in Sarcopenia: A Systematic Review. Biomedicines. 2023; 11(1):136. https://doi.org/10.3390/biomedicines11010136

CURSOS ONLINE

1) Nutrição para o ganho de massa magra

2) Dieta vegana e ganho de massa magra

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags