Estudo recentemente publicado no Risk Analysis(1) estima que o consumo de 1 ovo ao dia é responsável por menos de 1% das doenças coronarianas em adultos saudáveis. Já a má alimentação (com baixo consumo de frutas e verduras), tabagismo, obesidade e sedentarismo contribuem com até 40% dos casos, dependendo do sexo. Genética e hipertensão e diabetes contribuem, algumas vezes, com mais de 60% dos casos. O ovo, por sua vez, é sim rico em colesterol porém associado a uma dieta com pouco carboidrato é capaz de elevar os níveis de HDL (o "colesterol bom"). Os ovos também são fonte de 13 vitaminas e minerais essenciais, de proteína e de colina. Esta vitamina é um nutriente associado à redução da homocisteína no sangue.
Sabe-se que a homocisteína é um indicativo de inflamação crônica, condição associada às doenças cardiovasculares, ao mal de Alzheimer e à demência. Mas lembre-se: não vale fritar os ovos já que a alta temperatura leva ao aquecimento das gorduras com a perda de muitas de suas propriedades benéficas. Além disso nunca reaproveite o óleo utilizado anteriormente em outro preparo já que neste caso há um aumento da produção de acroleína, substância cancerígena
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE.
Para saber mais: Barraj, et al. A comparison of egg consumption with other modifiable coronary heart disease lifestyle risk factors: A relative risk apportionment study. Risk Analysis. Published online November 4, 2008.
Outros artigos deste ano sobre os benefícios dos ovos:
- Mutungi, G et al. Dietary cholesterol from eggs increases plasma HDL cholesterol in overweight men consuming a carbohydrate restricted diet. J Nutr. 2008; 138:272-276.
- Vanderwal JS et al , et al. Egg breakfast enhances weight loss. Int J of Obesity, published online on August 5, 2008.
- Detopoulou, Paraskevi et al. Dietary choline and betaine intakes in relation to concentrations of inflammatory markers in healthy adults: the ATTICA study. AJCN 2008; 87:424-430.