Muitas pessoas têm medo de consumir cereais. Contudo, pesquisas mostram que são ricos em compostos bioativos protetores (Wang et al., 2021).
Os guias atuais recomendam que pelo menos 50% dos cereais consumidos sejam integrais, ou seja, pelo menos 3 porções ao dia. O motivo é que as pesquisas apontam que os mesmos podem prevenir o câncer, o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Não tem certeza de por onde começar? Aveia, biscoitos a base de fibras, macarrão integral, cereais matinais a base de fibras, arroz integral, quinoa, amaranto, trigo sarraceno, podem ser encontrados facilmente nos mercados e preparados de diferentes formas.
Um mingau de aveia por exemplo é uma ótima alternativa a opções como sucrilhos e outros cereais matinais açucarados e cheios de corantes. O mingau pode ser consumido quente ou frio e a aveia melhora o funcionamento intestinal, reduz a fome, ajuda a controlar os níveis de colesterol e aumenta a produção de serotonina (neurotransmissor que dá prazer e melhorar o humor).
Se for comprar um pão, bolo ou biscoito, escolha aqueles em que pelo menos 51% da farinha não seja refinada. Isto significa que quando olhar o rótulo, o primeiro ingrediente deve conter a palavra integral ou outra similar. Observe também na tabela de informações nutricionais se o produto contém pelo menos 0,5 grama de fibra por porção. Quanto maior este número melhor.
Está precisando de ajuda? Marque sua consulta
