Controle de porções x diabetes

Um estudo recentemente publicado no Archives of Internal Medicine mostrou que o uso de pratos menores pode ajudar os diabéticos a controlar a doença e também a diminuir o peso. A diabetes (DM) tipo 2 está muito associado ao ganho de peso. Indivíduos com a doença freqüentemente fazem uso de medicações hipoglicemiantes e também de insulina afim de controlar os sintomas do DM. Porém, mais do que o uso dos medicamentos, a perda de peso é o que faz realmente a diferença na melhoria do estado geral dos pacientes.

Estes argumentam que diminuir o percentual de gordura e o peso total é muito difícil. O estudo, que foi disponibilizado no dia 25 de junho por pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, mostrou como o uso de um programa que controla as porções dos alimentos através da diminuição do tamanho dos pratos utilizados nas principais refeições pode auxiliar os diabéticos no combate à doença e na perda de peso. Os resultados foram comparáveis às pesquisas que utilizam drogas caras para auxiliar na redução do peso, com a vantagem da não existência de efeitos colaterais e da diminuição da necessidade de supervisão médica (Pedersen et al., 2007).

Mesmo que você não seja diabético tente manter-se com um peso saudável. A alimentação adequada e a prática de atividades físicas é a melhor forma de controle de peso. Caso precise perder alguns quilos diminua o tamanho do seu prato. Com esta estratégia você comerá muito menos. Já percebeu que quando vai a um restaurante self service e os pratos são enormes, acaba comendo em dobro?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags