Protegendo seu coração

Alguns fatores aumentam o risco cardiovascular. Tenha-os em mente e melhore sua qualidade de vida:

- Sedentarismo: O sedentarismo aumenta o risco de doenças do coração por isso vale a pena iniciar uma atividade que lhe agrade. A atividade física beneficia o organismo ao aumentar o consumo calórico ajudando na manutenção do peso, auxiliando assim na prevenção dos cânceres de cólon, últero, cólon e mama. A atividade regular também fortalece os pulmões, o coração, os músculos e prevene a perda de massa óssea. Além disso o exercício também ajuda a combater o estresse e melhora a alto-estima.

- Fumo: Você sabia que pessoas que fumam tem um risco até seis vezes maior de sofrer um ataque cardíaco quando comparados a não fumantes? Se você fuma procure ajuda para parar pois o abandono do hábito reduz significativamente o risco cardiovascular.

- Excesso de peso: Aumenta as chances de sofrer doenças cardiovasculares. A boa notícia é que a perda de apenas 5 a 10% de seu peso atual já reduz significativamente o risco de uma doença coronariana.

- Controle a pressão arterial: A hipertensão aumenta o risco de derrame, doenças renais e doença arterial coronariana. A pressão sanguínea pode ser totalmente controlada através da prática regular de atividade física, da perda de peso, da diminuição do consumo de álcool e de alimentos ricos em sódio. Para algumas pessoas também pode ser necessário o uso de alguma medicação.

- Controle seus índices de saúde cardiovasular: índices desequilibrados podem aumentar as placas gordurosas em suas artérias, podendo levar a um bloqueio que culmina com o ataque cardíaco. Se você tem mais de 20 anos e nunca checou seus níveis de lipídios séricos vá à seu médico e converse sobre o pedido do lipidograma completo.

Se estiver com os índices desequilibrados faça atividades físicas regulares, consuma menos gordura saturada e gordura trans e mantenha seu peso na faixa ideal para sua idade e estatura. Pessoas que não comem muita carne também podem ter colesterol alto. Os exames de colesterol, HDL e LDL podem apresentar alterações por um processo de disbiose onde há absorção de endotoxinas ou até mesmo por situações de stress.

- Controle o diabetes: O diabetes aumenta grandemente o risco cardiovascular. Muitas pessoas em risco para o desenvolvimento da doença pode retardá-la através da adoção de um estilo de vida mais saudável. Se você é diabético, controle sua glicemia frequentemente. Se você não é mas está acima do peso, reduza também a quantidade de carboidratos da dieta.

- Escolha alimentos pobres em gordura saturada, gorduras trans, colesterol, açúcar e sal.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/