Pare de fumar!

De acordo com pesquisadores da Centro médico da Universidade de Duke, o consumo de leite pode auxiliar alguns indivíduos a pararem de fumar. De acordo com os pesquisadores, os fumantes relataram que consumir laticínios, frutas, hortaliças e água piorava o sabor do cigarro, enquanto o consumo de álcool, café e carne melhorava o sabor. Os investigadores anunciaram que estes achados podem levar ao desenvolvimento de chicletes ou outros produtos que piorem contribuindo assim para a saúde geral. Com algumas modificações na dieta os fumantes podem tornar o processo mais fácil.

Entender, entretanto, que esta estratégia isoladamente não opera milagres é importante. Toda modificação requer força de vontade. Informe-se melhor sobre sua saúde!

Pessoas que fumam, por exemplo, produzem mais radicais livres e metabólitos oxidantes com alta afinidade pela hemoglobina presente nas hemácias (células vermelhas do sangue, cuja função é transportar gases). O próprio monóxido de carbono (CO2) gerado na queima do cigarro tem maior afinidade pela hemoglobina que o oxigênio, gerando uma situação de hipóxia (baixa oxigenação). O organismo tenta compensar o fato aumentando a produção de hemácias (também chamados eritrócitos), numa tentativa de aumentar a disponibilidade de locais para ligação com o oxigênio. O problema é que o sangue torna-se mais viscoso, comprometendo a circulação e a própria oxigenação de tecidos. A velocidade de hemossedimentação (VHS) cai severamente (de 11 para 5, em média), dificultando a detecção de inflamações e o tratamento de doenças.

Os achados estão disponíveis na edição de abril (2007) do journal Nicotine and Tobacco Research

Para saber mais: Marla Vacek Broadfoot - Duke University Medical Center

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/