Dicas para a dieta (diferença entre fome e saciedade)

Que pena! As férias acabaram. É hora, então, de entrar novamente em forma. Aqui vão algumas dicas para um pontapé inicial:

1 - Coma devagar. Você sabia que nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para “perceber” que está saciado? Por isso, quem come apressadamente, tende a comer mais. A dica? Mastigar bem os alimentos. Outra técnica é apoiar o garfo no prato e não enchê-lo novamente até que tenha terminado de mastigar.

2 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou durante outra atividade faz o momentos e tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma mais.

3 – Evite dietas da moda, principalmente as baseadas em um ou poucos tipos de alimentos. As restrições podem levar a eliminação de peso mas geralmente deixa o corpo mais fraco e pode causar compulsão ao final do período, levando-o a ganhar todos os quilos perdidos em pouco tempo.

4 – Não elimine a gordura da sua dieta. Os lipídios são importantes na alimentação e desempenham funções essenciais no organismo. Frituras devem ser evitadas porém óleos saudáveis (canola, azeite) são importantes para a saúde e dão maior sensação de saciedade. Quem se priva deste nutriente acaba ficando com fome mais cedo.

5 - Faça, pelo menos, 5 refeições por dia. Quanto mais fracionada é a dieta, mais fácil controlar a fome e o tamanho das porções.

6 – Essa todo mundo conhece: tente iniciar as refeições pela salada. A mesma é rica em fibras, que dão saciedade e fazem você se alimentar menos quando for para o prato principal. As hortaliças folhosas têm baixíssima caloria. Coma à vontade.

7 – Evite repetir a refeição. Respeite seus sinais de fome e saciedade.

8 - Ingira bastante água durante o dia. Pessoas que chegam com sede à mesa, estão desidratadas e acabam ingerindo mais calorias, já que nosso corpo pode confundir a fome com a sede.

9 – Ajuste seu consumo proteico

10 – Evite as bebidas alcoólicas, ricas em calorias (veja a reportagem anterior)

11 – Tente não ter guloseimas em casa. Quando acessíveis são uma tentação. Tenha frutas e iogurtes desnatados ou light para os lanches.

12 – Tenha calma. Na maioria das vezes levamos meses ou anos para engordar. O processo de emagrecimento também deveria ser lento para que os hábitos alimentares sejam modificados e os quilos perdidos não retornem.

13 –Pratique uma atividade física. Além de queimar calorias você produzirá hormônios do bem estar, o que contribui para a adesão à dieta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/