Picos de glicose ao acordar

A alta da glicemia logo pela manhã assusta muita gente. Afinal, não estiveram horas e horas dormindo, sem comer? Como a glicose no sangue pode acordar alta?

Os 4 principais culpados pela hiperglicemia matinal

  1. Fenômeno do amanhecer (ou do alvorecer) - nas primeiras horas da manhã, o cortisol e o hormônio do crescimento elevam-se, avisando o fígado para aumentar a produção de glicose. Isto fornecerá energia para cérebro, músculos, coração que começarão a funcionar mais intensamente, fazendo você despertar. Para quem não é diabético e não tem resistência à insulina não há problema. O pâncreas produzirá mais insulina, que manterá os níveis de glicose normais. Mas para quem tem baixa produção hormonal ou, em situações em que a insulina não exerce adequadamente seus efeitos, a glicose sobe.

  2. Efeito Somogyi - se a sua glicemia cair demais à noite seu corpo entrará em modo de proteção. Transformará aminoácidos em glicose para te proteger. É o que acontece quando perde o jantar ou aplica muita insulina.

  3. Erro (para baixo) na dose da medicação - Por outro lado, se você é diabético e não aplicou a insulina na quantidade certa à noite, sua glicose pode manter-se alta demais.

  4. Inflamação. Pessoas com viroses ou outros problemas que geram inflamação tendem a ter hiperglicemia em vários momentos do dia. Isto acontece muito com pacientes internados em unidades de tratamento intensivo.

Verifique sua glicemia na hora de dormir. Se acordar à noite verifique novamente, assim como logo ao acordar. O ideal é usar um monitor contínuo de glicose (CGM). Assim, poderá dormir a noite toda e ele coletará os dados necessários automaticamente.

As leituras do aparelho informarão quando seus altos e baixos níveis ocorrerem e isso, por sua vez, te ajudará a traçar estratégias adequadas para a correção do problema. Pode ser necessário o ajuste da medicação, da dieta, da atividade física…

Se você não usa insulina, pode levar um bom tempo de tentativa e erro antes que você e o seu médico descubram a melhor estratégia de medicação e estilo de vida para ajudar a reduzir as altas da manhã.

Ao acordar, se estiver com a glicemia alta, poderá fazer uma caminhada para ajudá-la a reduzir. Deverá evitar carboidratos neste horário adotando refeições cetogênicas (com mais gordura) até que os níveis glicêmicos retomem ao normal. Está com fome? Coma abacate, coco, leite de coco, café ou chá com TCM

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags