COMO ALIMENTOS RICOS EM FODMAPS DESENCADEIAM SINTOMAS INTESTINAIS?

Os FODMAPs são carboidratos de cadeia curta (açúcares) que fermentam rapidamente no intestino, causando bolhas e gases, assim como acontece com a cerveja. Essa fermentação faz com que os intestinos se expandam (como um balão), causando dor abdominal, inchaço e cãibras em pessoas mais sensíveis.

Este processo de fermentação acontece em todos nós mas tem gente que passa mal. Podem ter nervos altamente sensíveis ao redor do intestino. Quando os gases surgem e o intestino incha, sinais de dor são enviados ao cérebro, que então envia sinais de volta ao intestino desencadeando diarréia ou constipação e outros sintomas nada agradáveis.

Como saber o que me faz mal?

Existem alguns métodos para avaliar o impacto dos alimentos no intestino. Falo de alguns deles neste vídeo:

Existe também um aparelho mais moderno que além de hidrogênio, mede metano, mas nunca usei - https://foodmarble.com

Como gerenciar os sintomas desencadeados por FODMAPs?

A primeira forma de gerenciar os sintomas é retirando da sua dieta aqueles alimentos que você já sabe que não te fazem bem. Outra forma comum é adotar uma dieta com baixo teor de FODMAPs até que você melhore bem dos sintomas.

Não vou mais poder comer pão?

Muitas pessoas não precisam excluir o glúten totalmente, mas beneficiam-se da redução dos frutanos, também presentes no trigo. Uma estratégia é a substituição do pão comum pelo pão de fermentação natural. Este pão demora mais a ser fermentado. Os microorganismos do fermento aumentam a degradação dos frutanos do trigo e do centeio (Loponen, & Ganzle, 2018). Existem várias receitas de pães de fermentação lenta na internet. Experimente!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags