Suplementos para tratar as disfunções hormonais de mulheres

Durante toda a vida da mulher os níveis hormonais variam. Esta variação é maior na adolescência, gravidez, lactação e menopausa. Quando as mudanças são drásticas ou ocorrem de forma muito desequilibrada podem surgir sintomas como enxaqueca, acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal, dor (inflamação), variações na fertilidade, na libido e nos níveis de energia.

Anticoncepcional não é eficaz para combater problemas hormonais

Symptoms-of-Hormonal-Changes-1.jpg

Muitas mulheres tentam controlar os sintomas com o uso de anticoncepcionais. Contudo, estes não são perfeitos e podem gerar efeitos colaterais como resistência à insulina, aumento dos níveis de colesterol, redução na absorção de vitaminas, queda da testosterona, piora da memória, aumento do risco de trombose, fibromas uterinos, cistos ovarianos e até de câncer (dependendo da genética da mulher).

Contribuem para a disfunção hormonal o sedentarismo, a dieta inflamatória, o contato com metais pesados, com toxinas como bisfenol A. O tratamento, seja quando a TPM é intensa, seja dos ovários policísticos ou endometriose, seja dos sintomas da menopausa, envolve uma reestruturação do estilo de vida. Dieta é 70%. Deve ser antiinflamatória, rica em alimentos antioxidantes e que contribuam para o equilíbrio hormonal. Os outros 30% são sono adequado, atividade física, combate ao estresse, perda de peso (quando necessário). Suplementos antiinflamatórios e antioxidantes, como NAC, bromelina, ácido alfa-lipóico, ômega-3 e melatonina podem ajudar.

Cistanche e desejo sexual

O desejo sexual feminino é complexo. Depende de estímulos, apreciação (admiração pelo parceiro e sentir-se admirada), produção de hormônios, neurotransmissores, circulação sanguínea adequada. Atividade física e alimentação adequada melhoram a saúde e a libido. Para mulheres na menopausa, o suplemento cistanche, extraído de algas, ajuda a regular hormônios e aumentar o desejo. Já nos homens, o cistanche aumenta a contagem de espermatozóides, a motilidade dos espermatozóides e reduz a contagem de espermatozóides anormais. E tudo, sem queda de cabelo! Contudo, o cistanche é contra-indicado para quem tem pressão baixa ou enxaqueca.

APRENDA MAIS NO MAIOR PORTAL DE VÍDEOS DE SAÚDE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags