Tipos de hipertireoidismo

Apresentação clínica do hipertireoidismo: o padrão clínico do excesso da tireoide tem um foco mais estreito e, portanto, mais previsível e consistente do que o apresentação de baixa função tireoidiana. As manifestações clínicas de hipertireoidismo geralmente se enquadra em três categorias: hiper-adrenérgico, hipermetabólico e oftalmológico / ocular.

Manifestações clínicas do hipertireoidismo

  1. Hiperadrenérgico: acompanhado de taquicardia, tremores, sudorese, insônia e uma sensação de nervosismo e agitação devido. Acontece pela regulação positiva do tônus ​​adrenérgico e algum grau de hipertermia. Há aumento da produção de dopamina e noradrenalina, aumentando a incidência de manias, psicose e hipersexualidade,

  2. Hipermetabólica: neste tipo há aumento da frequência fecal ou da diarreia, pelo trânsito intestinal acelerado. Há elevação da temperatura corporal e perda de peso devido ao aumento da taxa metabólica geral.

  3. Oftalmológico / ocular: em casos crônicos, particularmente quando há autoimunidade, surge a exoftalmia (globos oculares saltados para fora). Há acúmulo de colágeno (atrás do olho e dentro dos músculos extraoculares, levando a fraqueza muscular), assim como aumento de glicosaminoglicanos (GAGs), com edema concomitante.

Tratamento do hipertireoidismo

O médico endocrinologista precisará ser consultado para avaliar a melhor estratégia de tratamento, que pode envolver medicação, tratamento com iodo radioativo (iodoterapia) ou cirurgia. Além disso, o paciente precisará ser acompanhado por nutricionista, para que consiga manter ou ganhar peso, regular a função intestinal e reduzir a autoimunidade.

CONSULTORIA NUTRICIONAL ONLINE. MARQUE AQUI.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags