Dieta baseada em plantas e prevenção de doenças crônicas

95781576_2908795475884824_2233834210299215872_o.jpg

Nos últimos quinze anos, o consumo de alimentos saudáveis caiu quase que pela metade no Brasil, ao passo que os produtos ultraprocessados têm inundado o cardápio das famílias. Produtos ultraprocessados devem ser evitados, uma vez que estão diretamente relacionados a graves problemas de saúde.

Alimentos ultraprocessados são ricos em açúcar, sal e gordura saturada. Estão relacionados a maior risco de obesidade, diabetes, hipertensão, doença de Alzheimer.

A dieta deve ser o mais natural possível e rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, leguminosas, sementes, castanhas. Esta dieta é rica em compostos bioativos, fibras, vitaminas e minerais, com atividade antiinflamatória e antioxidante.

Neste cenário, as dietas baseadas em plantas destacam-se, por ser mais rica, mais natural e sustentável. Reduzem o risco de doenças, o uso de medicamentos e a mortalidade (Souza, 2019). Aprenda mais nos cursos online sobre dietas baseadas em plantas e dietas vegetarianas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/