Atendimento nutricional online

Moro fora do Brasil e entendo a dificuldade dos brasileiros em se adaptarem a uma cultura alimentar que não é a nossa. E o pior, quando precisam de aconselhamento nutricional muitas vezes esbarram-se com profissionais de saúde incapazes de compreender nossos hábitos alimentares. Por isto, se você está fora do Brasil e precisa de um aconselhamento nutricional entre em contato. Sou nutricionista com especializações em nutrição esportiva, clínica e funcional. Fiz mestrado em nutrição humana e doutorado em nutrição clínica, com estágio doutoral na faculdade de saúde pública de Harvard. Possuo também certificação internacional em coaching, yoga e mindfulness. Tive consultório no Brasil por 15 anos e toda a atenção nutricional de meus clientes era realizada presencialmente. Mas, vivendo na Europa abri minha agenda para atendimentos online

Nutricionista pode fazer atendimento online?

atendimento virtual.jpg

Em alguns países o acompanhamento online é permitido. Contudo, no Brasil, o atendimento virtual por nutricionistas é desaconselhado, constituindo-se infração de acordo com o Código de Ética do Nutricionista (CEN), descrito na Resolução CFN 334/2004. Contudo, de acordo como Conselho Federal de Nutricionistas, uma vez já tendo ocorrido o atendimento presencial, com uma adequada avaliação e diagnóstico nutricional, prescrição dietética e acompanhamento da evolução nutricional, o contato telefônico ou por meio eletrônico pode ser utilizado como um canal aberto de comunicação para que o paciente possa tirar dúvidas, receber a prescrição dietética e orientações gerais (desde que verbalizados previamente no atendimento presencial).

Além disso, momentaneamente, devido à situação relacionada ao coronavírus o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) autorizou atendimento online até dia 24 de agosto. Saiba mais neste vídeo:

A telesaúde, telemedicina ou saúde online não é novidade nos Estados Unidos e na Europa. Psicólogos, psiquiatras e outros profissionais oferecem e-terapias, e-aconselhamentos utilizando-se de recursos como email, videoconferência ou telefone. Existe uma demanda crescente da população por outros serviços de saúde a distância, pois os mesmos economizam tempo de deslocamento, viagens, estacionamento etc. Ademais, as pesquisas mostram que, na maioria dos casos, o aconselhamento a distância é tão eficiente quanto o presencial. 

atendimento.jpg

De qualquer forma, é fundamental que o profissional garanta a confiabilidade das informações, reservando um local apropriado para o contato com o paciente, sem interferência de outras pessoas e por meio de uma conexão de internet segura.  Apesar dos desafios do setor as vantagens para os clientes justificam o crescimento do atendimento online em vários países do mundo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/