Como fazer a transição segura para a dieta vegana?

A transição de uma dieta onívora para uma dieta baseada em plantas ou vegana pode ser um desafio. Onívoros são as pessoas que consomem todos os tipos de alimentos, sem restrições. Mas por algum motivo (preferências, saúde, paladar, preocupações éticas ou com o meio ambiente) podem deixar de consumir carnes e/ou leite e/ou ovos.

Muitas pessoas passam por fases vegetarianas, fases onívoras, fases veganas, voltam a adotar a dieta onívora e depois tentam novamente. Por que este vai e vem? Porque pode ser difícil. Há a pressão social, há as dificuldades em encontrar restaurantes veganos acessíveis ou falta de habilidades culinárias.

Como as pessoas tornam-se veganas?

1 - De uma vez só

Algumas pessoas simplesmente assistem a um filme sobre veganismo, sensibilizam-se e param de um dia para o outro de consumir todo tipo de produto de origem animal, de alimentos a roupas. Conhece alguém que fez isso?

2 - Aos poucos

Apesar de a primeira opção ser bem tentadora, muitas pessoas sentem que é radical demais. Ou que excluir tudo de uma vez aumenta a compulsão alimentar ou o desejo por certos alimentos não vegetarianos. Por isso, algumas pessoas preferem fazer transições, tirando primeiro a carne de porco, em seguida a carne vermelha, depois o frango, depois os peixes e frutos do mar. Em um último momento o leite e seus derivados e, por fim, o ovo. Esta transição pode levar um mês ou pode levar anos.

Desafios

Cansaço

Certas pessoas relatam sentir-se lentas ou cansadas quando adotam a dieta vegana. Isso acaba dificultando a adesão à dieta pois, neste caso, as necessidades do corpo não estão sendo atendidas.

Às vezes o consumo calórico está muito baixo, às vezes faltam boas fontes de proteína ou de ácidos graxos essenciais. Pode faltar ferro, zinco ou B12. Recomendo que faça uma consulta para ajuste de sua dieta. A dieta vegana bem balanceada pode ser completa e ainda mais rica em vitaminas, antioxidantes e minerais, todos benéficos para os níveis de saúde e energia.

No entanto, esses benefícios não serão sentidos se a falta de calorias estiver causando muito cansaço. A dieta vegana precisa ser bastante variada. Além disso evite junk food vegano. Trocar a dieta onívora por uma dieta vegana super industrializada, constituída de muitos alimentos ultraprocessados não será nem bom para sua saúde nem para a do meio ambiente.

Problemas digestivos

A dieta vegana contém muito mais fibras e a transição pode causar desconfortos digestivos, inchaço, gases, prisão de ventre ou diarreia. Por isso, não coma muito de uma vez só. Fracione seus alimentos em mais horários, mastigue bem, beba bastante água durante o dia. As bactérias intestinais vão começar a se adaptar na nova dieta e também à maior quantidade de fibras. Com o tempo, seu intestino funcionará muito melhor e o bem-estar será maior do que o de antes.

Mudanças emocionais

A transição pode causar inseguranças, problemas familiares (os pais e avós preocupam-se sim). Além disso, a remoção completa dos alimentos de origem animal e do consumo proteico pode desregular temporariamente a produção de neurotransmissores. Com isso surgem emoções como tristeza, raiva ou ansiedade. Se faltar B12 a depressão também pode surgir. Mas, com acompanhamento e suplementação adequada as emoções establizam-se.

Dor de cabeça

Desde que a dieta vegana seja equilibrada e atenda às suas necessidades nutricionais não haverá dor de cabeça. A não ser em um primeiro momento, enquanto o corpo ainda está em processo de eliminação de toxinas. Siga uma dieta livre de produtos ultraprocessados e de fácil digestão, com alimentos mais cozidos.

Problemas na pele

Se aparecer acne ou outros problemas de pele relacionados à eliminação de toxinas, não se desespere. É normal. Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C, caroteno e ômega-3 que ajudam a desinflamar e reparar o epitélio. Verifique também se não aumentou demais o consumo de alimentos comumente envolvidos com intolerâncias e alergias, como glúten, soja ou nozes.

Dificuldade em quebrar antigos hábitos

Hábitos instalam-se lentamente e para serem quebrados, devemos substituí-los por outros igualmente prazerosos. Seu hábito de final de semana era jogar bola e depois comer churrasco com amigos? Terá duas opções, levar queijos veganos, abacaxi, cebola e outros legumes para assar, levar um prato de feijão tropeiro vegano e compartilhar com a galera. Ou pode simplesmente propor outro tipo de almoço. Sim, é difícil mas nosso paladar vai se ajustando e o dos nossos amigos também.

Outras pessoas consomem muitos alimentos processados, como batatas fritas industrializadas, chocolates e sorvetes. Esses desejos serão agravados se você estiver com fome e em situações onde o consumo deste tipo de alimento é comum (como no cinema). Aprenda a fazer receitas veganas de sobremesas, aprenda a fazer hambúrgueres caseiros e nutritivos. O sorvete de leite pode ser substituído por receitas à base de soja, banana congelada, abacate ou coco. O chocolate ao leite pode ser substituído por uma versão vegana. Existem receitas maravilhosas para ocasiões especiais, como bolos de aniversário veganos, lanches e tortas para festas e assim por diante. Navegue pelo YouTube e teste receitas novas com a família.

Orçamento

Alternativas veganas podem ser mais caras que suas versões tradicionais. Mais uma vez, se este é o problema, cozinhe mais em casa. Compre alimentos orgânicos em CSAs (comunidades que sustentam a agricultura) ou no CEASA de sua região. Dê tempo ao tempo, ajustes vão sendo feitos. Você aprenderá o que funciona melhor para você. Não cobre-se tanto. Ao cozinhar algo novo, a receita pode sair horrível. Mas a prática leva à perfeição. Divirta-se no processo convidando pessoas queridas para comer e experimentar coisas novas com você. Divida o valor do prato e aproveite para conhecer gente nova e que está neste caminho também. Por fim, tenho quatro cursos online que podem te ajudar a sentir-se ainda mais saudável:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/