Supercrescimento bacteriano (SIBO) em crianças

Nosso intestino possui bactérias na pele, na região genital, nos ouvidos, na boca, no estômago, no intestino delgado… Contudo, o local de maior concentração de bactérias é o intestino grosso. Se por algum motivo as bactérias começam a multiplicar-se demais no intestino delgado desconfortos e doenças podem surgir.

Composição bacteriana do trato digestivo (Rodriguez et al., 2019).

Composição bacteriana do trato digestivo (Rodriguez et al., 2019).

O supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO) pode causar sintomas digestivos em crianças e adultos. Uma revisão aprofundada avaliou o conhecimento atual nesta área e sugere que uma combinação de ANTIBIÓTICOS e PROBIÓTICOS pode ser a melhor opção de tratamento em crianças com SIBO (Rodriguez et al., 2019).

Gases, diarreia, dor abdominal são alguns dos sintomas clássicos da SIBO. Contudo, a perpetuação do problema pode contribuir para má-absorção intestinal, deficiências vitamínicas e minerais, redução do crescimento, impacto negativo no desenvolvimento, inflamação crônica, alergias e intolerâncias alimentares etc.

Mas o tratamento não é bem sucedido se hábitos familiares não são modificados e isto vale para crianças e adultos. A dieta da família precisa melhorar, a atividade física deve ser encarada não só como lazer mas também como remédio e estratégias para o combate ao estresse devem ser implementadas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,