Estratégias para melhoria da imunidade de idosos

Com o aumento da idade, o sistema imunológico passa por um processo de remodelação, denominado imunossenescência, que é acompanhado por consideráveis ​​mudanças nas subpopulações de células de defesa, tanto da resposta imune inata, quanto da adaptativa.

Clinicamente, a imunossenescência é caracterizada pelo aumento da suscetibilidade a infecções, reativação mais frequente de vírus latentes, diminuição da eficácia de vacinas e aumento da prevalência de autoimunidade e câncer. O sedentarismo é um dos fatores que aceleram a velocidade de envelhecimento do sistema imunológico. Por isso, o idoso deve continuar praticando atividade física dentro de casa ou subindo e descendo as escadas do prédio onde vive (se os joelhos permitirem).

Para que o sistema imune seja competente o suficiente para lutar contra vírus e bactérias a boa alimentação é fundamental. Dou algumas dicas neste vídeo:

Além da alimentação, infecções, estresse, tabagismo, uso de medicamentos, má funcionamento intestinal podem comprometer a imunidade, gerar inflamação e contribuir para a imunossenescência (

Frutas e verduras, alimentos fermentados ricos em probióticos (como o kefir), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, contribuem para um intestino saudável e para a melhoria da resposta imune. Já frituras, alimentos ricos em açúcares e gorduras hidrogenadas aumentam a inflamação e prejudicam a imunidade.

O estresse psicológico também pode afetar muitos sistemas do corpo, podendo enfraquecer o sistema imune e aumentar a inflamação crônica. A inflamação é parte natural da resposta imune e, a curto prazo, pode ser útil para curar feridas, lesões e infecções, mas a inflamação crônica pode fazer mais mal do que bem.

Pesquisadores reviram coletivamente 15 ensaios clínicos randomizados que examinaram se a prática regular de posturas de yoga poderia fortalecer o sistema imunológico e reduzir a inflamação crônica. O tamanho médio da amostra dos ensaios foi de 70, e os tamanhos das amostras variaram de 11 a 140 participantes.

Os cientistas nestes ensaios examinaram a resposta do sistema imunitário medindo os níveis de substâncias inflamatórias no sangue ou saliva, como citocinas, proteína C-reativa (CRP), contagens de células imunitárias, anticorpos e marcadores de genes. As medições foram feitas antes e após aulas de Hatha Yoga. Os pesquisadores descobriram um padrão entre os estudos, mostrando que a prática de yoga reduz os marcadores pró-inflamatórios, principalmente a citocina IL-1beta (Falkenberg, Eising & Peters, 2018). Existem muitos vídeos de yoga para iniciantes na internet. Existem práticas na cadeira, no sofá, na cama… Se não puder sair de casa, procure no YouTube e comece a praticar.

Estudo publicado em 2020 sugere a suplementação de compostos bioativos com efeito positivo na imunidade e melhoria da resposta do organismo contra o coronavírus. Os autores recomendam: ácido ferúlico, ácido lipóico, espirulina, N-acetilcisteína, selênio, glucosamina, zinco, beta-glucanas e sabugueiro (McCarty, DiNicolantonio, 2020). Converse com seu nutricionista sobre a melhor forma de fazer isto.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/