Pão de tâmaras

01_wanan_lf.jpg

As tâmaras são pequenas frutas muito doces. São como balas naturais (ou rebuçados, como se diz em Portugal). Porém, diferente dos doces industrializados, as tâmaras são ricas em compostos bioativos que ajudam a combater a inflamação e são um excelente complemento para uma dieta esportiva.

Podem ser picadas e adicionadas às saladas ou iogurtes. Podem também ser um lanche rápido para tardes. Pelo conteúdo de açúcar, as tâmaras energizam após um treino. Você pode inclusive fazer combinações inusitadas, como colocando pasta de amendoim em um pão de tâmaras (receita abaixo). Perfeito para longos passeios de bicicleta.

As tâmaras também são ótimas para gestantes. Um estudo científico avaliou o consumo de tâmaras por mulheres ao final do período gestacional. Na Jordânia 69 mulheres que consumiram seis tâmaras por dia durante 4 semanas antes da data estimada do parto foram comparadas com 45 gestantes que não consumiram tâmaras no mesmo período. Foi observado que as mulheres que consumiram as tâmaras tiveram maior dilatação cervical (o que facilita a passagem do bebê) e uma proporção significativamente maior de membranas intactas. O trabalho de parto espontâneo ocorreu em 96% das mulheres que consumiram datas, em comparação com 79% das mulheres que não fizeram o uso da fruta (Al-Kuran et al., 2011).

O tempo de trabalho de parto foi também menor nas mulheres que consumiram as tâmaras em comparação com as que não as consumiram. Os autores concluíram que as tâmaras reduzem a necessidade de indução do parto e produz resultados mais favoráveis. Os resultados justificam estudos com maior número de mulheres e em outras partes do mundo.

Medjool-Date-and-Walnut-Bread-500.jpg

Pão de tâmaras

  • 200g de tâmaras picadas;

  • 1,5 xícaras de água fervente

  • 2 colheres de sopa de óleo

  • 1 ovo

  • ½ xícara de açúcar

  • ½ xícara de nozes picadas

  • 1 colher de chá de sal

  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

  • 2,5 xícaras de farinha, de preferência metade do trigo integral  

Coloque as tâmaras em uma tigela e despeje água fervente sobre elas. Deixe descansar até esfriar. Pré-aqueça até 180oC. Adicione óleo, ovo, açúcar, sal e nozes e bata bem. Misture delicadamente o bicarbonato de sódio e a farinha. Despeje em uma panela untada ou com papel manteiga. Asse por 45-50 minutos ou até que um palito inserido próximo ao centro saia limpo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags