Dicas de nutrição para controle da quantidade de açúcar no sangue

Muitos fatores afetam a glicemia (concentração de glicose no plasma), dentre eles a genética, o percentual de massa magra, a atividade física, disbiose intestinal e o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples e proteínas animais. Desequilíbrios hormonais também podem desregular a glicemia (Gambineri & Pelusi, 2019). Ovários policísticos nas mulheres, obesidade e resistência à insulina desregulam hormônios andrógenos em mulheres. Deficiências nutricionais (especialmente zinco, magnésio, carnitina ou vitaminas B6, B9, C, D e K) em homens afetam a produção de testosterona e desregulam a glicemia.

50634341_2316720738571951_5474528992390283264_n.jpg

Outros fatores que desregulam os níveis plasmáticos de açúcares são estresse, falta de sono, aumento do cortisol e redução da produção de melatonina (Karamitri, & Jockers, 2019). No vídeo de hoje falo mais sobre o tema, com dicas de alimentação para o controle da glicemia:

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags