Os temperos mais utilizados no mundo: alho e cebola

cebola e alho.jpg

Cebola

Cebolas (Allium cepa) fazem parte da família Allium e estão entre os vegetais mais consumidos no mundo. Vários estudos já confirmaram os efeitos antioxidantes do seu extrato, muito benéfico no tratamento de doenças renais e cardíovasculares.

Alguns compostos bioativos encontrados na casca das Cebolas (Quercetina, Kaempferol e Epicatequina) promovem a melhora do perfil lipídico e um efeito antioxidante em estudos in vitro e em animais. A casca das cebolas pode ser usada em chás ou torrada e esfarelada, para uso como sal (misture com outras ervas e quantidades mínimas de sal).

A Quercitina das cebolas ajuda a diminuir a concentraçáo de triglicerídeos e colesterol VLDL no plasma. A cebola pode ser usada crua, cozida, assada, grelhada, em carnes, saladas, molhos, arroz, omeletes, legumes, verduras e vinagretes.

Alho

Diversos componentes do Alho (Allium sativum L.) podem estar relacionados à diminuição do risco de doenças cardiovasculares, infecções e câncer. É usado em várias culturas no tratamento de problemas respiratórios e digestivos, infestações por parasitas, artrite, tosse crônica. Possui também ações antitumorais e antimicrobianas.

O principal composto bioativo do alho é a alicina, muito estudada em relação às doenças cardiovasculares, por reduzir o colesterol plasmático. Seu extrato também ajuda a diminuir a pressão sanguínea, por estimular a produção de óxido nítrico.

Para melhor ação o alho deve ser consumido cru, picado ou amassado, pois o calor pode inativar seus compostos ativos. Se for utilizar alho na comida (cereais, carres, peixes, legumes, molhos, massas), o ideal seria misturar na comida depois de pronta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/