Fitoterapia no tratamento da disbiose intestinal

A disbiose é o resultado de um desequilíbrio entre os microorganismos presentes no intestino. Bactérias patogênicas podem produzir toxinas, inflamar o tecido, modificar o pH e prejudicar a absorção de nutrientes. Como resultado, podem surgir mais intolerâncias, gases, diarreia ou prisão de ventre, queda de cabelo, irritabilidade, ganho de peso, dentre outros sintomas.

O tratamento da disbiose envolve a modificação da dieta, reposição de nutrientes, enzimas, probióticos e prebióticos. Fitoterápicos também podem auxiliar no tratamento:

❗️Mentha piperita (hortelã): Favorece a digestão, reduz a formação de gases intestinais, melhora a motilidade do intestino e combate a bactérias maléficas.

❗️Taraxacum officinale (dente de leão): Fonte de inulina, um tipo de fibra prebiótica que estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino.

❗️Cassia angustifolia (sene): Melhora os movimentos intestinais, diminuindo o acúmulo de fezes no intestino, o que reduz a formação de gases, cólicas, formação de toxinas e a proliferarão de bactérias maléficas. 

❗️Rhamnus pushiana (cáscara sagrada): Possui efeito laxante, auxiliando o funcionamento intestinal para eliminação das fezes. 

❗️Cynara scolymus (alcachofra): Contém fibras prebióticas (inulina), essências para os crescimento das bactérias benéficas, melhorando o quadro de disbiose.

❗️Foeniculum vulgare (funcho):Estimula os movimentos intestinais, contribuindo para a eliminação das fezes.

❗️Fucus vesiculosus (fucus): É fonte de pectina, uma fibra que pode ser fermentada por bactérias benéficas, porduzindo substâncias protetoras da mucosa intestinal.

❗️Plantago ovata (psyllium): E um tipo de fibra solúvel que pode melhorar a constipação intestinal e, após metabolizado pela microbiota benéfica, produz compostos reparadores da mucosa intestinal, de forma semelhante ao fitoterápico fucus.

Discuto estes temas em dois cursos online: (1) Diagnóstico e tratamento da disbiose intestinal; (2) Uso de fitoterápicos. Saiba mais:

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/