Chumbo aumentado na síndrome de Down

down-syndrome-girl.jpg

Avaliação da quantidade de minerais no cabelo mostrou que pessoas com síndrome de Down possuem uma concentração mais elevada de chumbo nos pacientes com síndrome de Down superaram os de indivíduos controle típicos (Grabeklis et al., 2018).

O chumbo é um metal tóxico encontrado em fertilizantes, latas (soldas), fertilizantes do solo (com resíduos de incineradores e cinzas de carvão), alimentos enlatados, ossos de animais, panelas ou utensílios de cerâmica revestidos com chumbo.

Os sintomas da intoxicação incluem dor de cabeça, irritabilidade, distúrbios visuais, dismielinização, alucinações, convulsões, anemia, alterações no sistema reprodutor, renal e hepático, hipertensão arterial, hiperatividade, déficit de memória e aumento da incidência de infecções respiratórias.

O consumo de alimentos ricos em vitamina C (como frutas cítricas e vegetais) também é muito importante já que este nutriente reduz a absorção de chumbo e a toxicidade do metal. Estudos mostram que o alho contém substâncias que também aumentam a eliminação do chumbo (Bautista, Puschner e Poppenga, 2014; Kianoush et al., 2012).

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/