Autocuidado é fundamental para o sucesso permanente

A sua estratégia para o sucesso é trabalhar o máximo que puder? Essa estratégia pode funcionar por um tempo mas um dia pagará o preço por ela. Quando a vida está em desequilíbrio, o estresse aparece mais cedo ou mais tarde.

É muito importante lembrar que as atividades que tornam sua significativa fora do trabalho também aumentam seu desempenho no trabalho. Dentre as atividades importantes estão alimentar-se de forma saudável, dormir o suficiente, exercitar-se, ter tempo de qualidade com as pessoas que você ama, entregar-se ao seu hobbie favorito. Estas são estratégias de autocuidado e se você não tem tempo para elas não está gerenciando sua energia adequadamente.

Produtividade não tem a ver apenas com gerenciamento do tempo. Tem muito a ver com o gerenciamento da sua energia. Pesquisas demonstram que trabalhar mais de 50 horas em uma determinada semana faz de você uma pessoa menos eficiente no geral.

O autocuidado é fundamental para a sua criatividade. Ps pessoas com privação de sono geram menos idéias originais e tendem a manter velhas estratégias, que já não funcionam tão bem. Fazer coisas diferentes ou divertidas ajudam a inovação. A atividade física reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a autoconfiança e melhora a saúde. Não adianta ganhar um milhão até dezembro e infartar antes do natal. Existem muitas formas de cuidar-se. Escolha por onde começar:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/