Desenvolvendo a inteligência emocional

A Inteligência Emocional (IE) pode ser definida como “a capacidade de monitorar os sentimentos e emoções próprios e dos outros, para usar essas informações a fim de guiar pensamentos e ações.

Emotional-Intelligence.jpg

Ao desenvolvermos mais e mais a IE os relacionamentos melhoram pois tomamos decisões mais apropriadas, com respeito por nós mesmos e pelos outros. Há uma infinidade de maneiras pelas quais você pode desenvolver sua IE, para honrar seus próprios sentimentos e emoções, de modo que suas decisões reflitam e criem verdadeira satisfação em sua vida.

Busque ativamente recursos para lidar com a emoção. Existem muitos livros disponíveis online e nas suas livrarias ou bibliotecas locais. Concentre-se em materiais que o ajudem a entender e lidar com sentimentos como tristeza, raiva, vergonha, depressão, ansiedade, medo ou amor, felicidade e alegria. O objetivo da IE não é desconectá-lo de suas emoções, mas compreendê-las e usá-las de maneira produtiva e benéfica.

Faça questão de aprender mais sobre os problemas que alguém que você ama pode estar experimentando. É assim que a inteligência emocional cresce. Concentre-se em como suas próprias emoções influenciam seus pensamentos e ações.

Você também pode começar um diário em que relata seus pensamentos e como os mesmos afetam sua vida. Concentre-se também nas sensações do seu corpo. O que ele lhe diz quando emoções fortes aparecem? Seu corpo dói, fica desconfortável ou tensiona-se em áreas específicas? Observe seus pés, pernas, glúteos, abdômen, costas, ombros, pescoço, cabeça, braços, mãos. Concentre-se em cada parte e aprenda a distinguir emoções pelas respostas que o corpo lhe dá.

Cuide-se e adote atividades ou hobbies que o relaxem. Vivemos em um mundo muito corrido mas podemos usar os sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato) como forma de redução do estresse. Pode ser contemplando uma paisagem bonita e calma, pode ser fazendo um trabalho manual ou uma atividade física. Teste o que funciona para você.

Se precisar de ajuda sobre o tema procure também informações ou cursos sobre autocoaching. Se quiser aprender a relaxar ou meditar procure vídeos na internet, inscreva-se em uma escola de yoga ou vá em frente e faça o curso de formação de instrutores de yoga disponível neste site. Todas estas práticas ajudam na compreensão e cura de velhas emoções. E assim a vida muda para melhor.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/