Efeito deletério da deficiência de folato na Síndrome de Down

Folic-Acid-Deficiency-Risk-and-Symptoms.jpg

A vitamina B9 pertence ao grupo das vitaminas solúveis em água. Essencial em uma dieta equilibrada, esta vitamina confere diversos benefícios à saúde, protegendo coração, cérebro, músculos e células sanguíneas. Na gestação evita erros de formação da coluna e do tubo neural. A vitamina B9 é essencial para processos de metilação (transferência de CH3) e sua deficiência eleva os riscos de homocisteína, cardiopatia e Alzheimer.

Estudos com modelos de Síndrome de Down em camundongos mostram que a deficiência de B9 está ligada a alterações degenerativas no hipocampo, principal área do cérebro responsável pela memória (Helm et al., 2017).  Polimorfismos (alterações) nos genes responsáveis pela produção da enzima MTHFR são comuns na Síndrome de Down. Estes polimorfismos prejudicam a conversão da vitamina B9 inativa na forma ativa, gerando a necessidade de suplementação de metilfolato e/ou ácido folínico.

Debateremos mais sobre este e outros assuntos no grupo de estudos “Alimentação e Suplementação na Síndrome de Down. Inscreva-se.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/