Recuperação entre os momentos de estresse

Para Tal Ben Shahar, professor de Harvard na área de psicologia positiva, precisamos de pausas entre os momentos de estresse.  O estresse é vital, nos move, nos leva a superação. Contudo, estresse em excesso gera doenças cardiovasculares, ansiedade, depressão.

Por isto, a recuperação entre os momentos de estresse é fundamental. Esta recuperação pode se dar por meio do sono reparador, de atividade física, de práticas meditativas, do descanso do final de semana, das viagens das férias. Só não pode demorar muito acontecer.

No mundo moderno nos vemos cada dia mais sobrecarregados. Trânsito, trabalho, filhos, além da enxurrada de informações que recebemos pela internet.

Pessoas com vidas mais estressantes precisam dar ainda mais atenção ao descanso do corpo e da mente. Pais que cuidam de crianças com doenças ou síndromes, famílias que cuidam de idosos, profissionais de saúde que cuidam de todo mundo tendem a adoecer mais. A maior incidência de depressão entre enfermeiros, por exemplo, vem sendo documentada em todo o mundo. Práticas de yoga e atenção plena parecem ajudar. Como você faz para descansar e se refazer entre os momentos de estresse?

Meus cursos sobre emagrecimento e alimentação consciente trabalham com práticas de yoga e práticas meditativas. Caso queira atuar nesta área dê uma olhada na formação internacional em práticas alternativas e complementares com ênfase em Yoga, Ayurveda e meditação. Novidade: estágio opcional em Portugal em 2018!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/