Coma bem e proteja-se contra a depressão

Como atendo muitos clientes com esta demanda sempre escrevi muito aqui no blog sobre a importância da alimentação para a prevenção e tratamento da depressão.

A depressão é uma desordem do sistema nervoso central que atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. O transtorno multifatorial leva à queda da produtividade, do bem estar e da qualidade de vida. Grande parte da pesquisa foca no uso de drogas para o tratamento do fenômeno. Contudo, sozinhas têm eficácia reduzida. A atividade física a psicoterapia, estratégias para o combate ao estresse e a alimentação saudável devem fazer parte do tratamento para melhores resultados.

A alimentação tem também um papel importante na saúde mental. Estudos mostram que pessoas que consomem mais frutas, verduras, peixes e grãos integrais associam-se a menor risco de depressão (Lai et al., 2014). 

Nutrientes individuais também vem sendo estudados como o ômega-3, aminoácidos e vitaminas do complexo B. Abordei algumas vezes este assunto neste blog. 

Os chás também são muito interessantes. A Camellia sinensis, planta que dá origem ao chá branco e ao chá verde (Rothenberg & Zhang, 2019). Os mesmos podem ajudar a modular o estresse, diminuir inflamação, aumentar o BDNF (um fator neurotrófico que beneficia o cérebro). A dieta antiinflamatória como um todo também é indicada.

Quer receber notícias sobre alimentação e nutrição em seu e-mail? Assine a Newsletter.

Compartilhe conhecimento.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags