O que é comer normal?

Hoje me uni a amigas de infância para festejar o 1o aniversário do filho de uma delas. Balões, crianças felizes correndo e brincando e claro, uma mes linda de doces. E eu, claro, adorei comer brigadeiro. Tem coisa que mais nos lembra de momentos bons da infância no Brasil?

E antes que digam: "mas nutricionista come brigadeiro?", vamos conversar sobre o que é o "comer normal". Comer normal significa ir para a mesa com fome e comer até se satisfazer. Significa ser capaz de escolher alimentos que você gosta e comer até que não esteja mais com fome. Significa ser capaz de pensar na seleção de alimentos para que todos os nutrientes necessários à saúde sejam ingeridos, sem impor restrições à vida. Também significa se dar permissão para comer, às vezes, porque se está feliz, triste ou entediado ou simplesmente porque comer é bom.

O comer normal significa comer três vezes ao dia, ou quatro ou cinco, ou mais. Significa deixar alguns biscoitos no prato pois você sabe que poderá comê-los no dia seguinte. Mas pode significar também comer agora simplesmente porque estão deliciosos. No comer normal, às vezes comemos demais, mas às vezes comemos menos do que estamos acostumados. No comer normal confiamos em nosso corpo e na sua capacidade de reparo. O comer normal envolve atenção ao que estamos comendo, consome um pouco do nosso tempo, mas é apenas uma das tantas áreas importantes de nossa vida. Ou seja, o comer normal é flexível. Varia em resposta à fome, à rotina, à carga de exercícios, ao estresse, à proximidade do alimento e aos nossos sentimentos. E então, nutricionista come brigadeiro? Se quiserem, se puderem, dependendo de seu estado nutricional, de saúde, de seus objetivos, gostos, memórias...  Afinal, o comportamento alimentar depende de muitos aspectos.

Dentro do comer normal está o comer saudável. Pessoas que comem saudável tem uma dieta que inclui todos os grupos de alimentos, desde que atendam às necessidades do corpo, e sejam consumidos respeitando os sinais de fome e saciedade – e claro, questões de frequência e quantidade.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE SUA CONSULTA.

Mas o que é comportamento alimentar?

O conceito de comportamento alimentar engloba tudo que está ligado ao ato de comer. Não envolve apenas mastigação e deglutição, mas também a cultura, as experiências de vida, estímulos, tempo para preparo, conveniência do alimento, influências sociais e do marketing de alimentos, gostos pessoais, genética, religião, fatores psicológicos, fisiológicos, demográficos, econômicos, antropológicos, étnicos, raciais, comportamentais e biológicos.

A academia de nutrição e dietética (Estados Unidos) divulgou em 2013 um posicionamento sobre o que constitui uma alimentação saudável (Freeland-Graves, Nizke e AND, 2013). Defendem uma abordagem em que os alimentos deixam de ser classificados como bons ou ruins. Esta abordagem é excessivamente simplista e pode promover uma alimentação e comportamentos pouco saudáveis ou neuróticos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/