Sucos de vegetais

vegetable-smoothies-arugula.jpg

Desde 2010 venho postando periodicamente sobre o poder dos sucos, principalmente aqueles com baixo índice glicêmico. Inclusive, naquele ano, gravei um podcast sobre o assunto  (confira aqui). Mas lembre-se, para o efeito desejado, não basta liquidificar uma fruta. É preciso fazer uma mistura saudável, que pode envolver uma fruta de baixo índice glicêmico (como limão, maçã, tangerina, morangos, abacate, açaí, melão, mirtilo, amora), folhosos (couve, espinafre, alface, agrião...), verduras (pepino, tomate, cenoura...) e ervas e outros temperos (gengibre, açafrão, pimenta, orégano etc).

Estes sucos se tornaram populares entre as celebridades, por seus poderes antioxidantes (vitaminas, flavonóides, carotenóides, polifenóis), destoxificantes e emagrecedores. Evite coar os sucos, principalmente se você está fazendo seu uso, justamente pela dificuldade em comer salada e/ou frutas. Neste caso, o liquidificador será melhor que o mixer ou blender, pois manterá grande parte das fibras, substâncias fundamentais para a saúde do sistema digestivo e para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade. Seguem algumas combinações para você testar:

  • Salsa, cenoura, maçã, açafrão da terra, água;

  • Água de coco, maçã, hortelã, gengibre, espinafre;

  • Limão, couve, água, manjericão;

  • Chá de hibiscus gelado, couve, gengibre, cenoura;

  • Chá verde gelado, abacaxi, hortelã.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/