Propriedades do grão-de-bico

Cultivado desde a Idade Antiga pelos povos egípcios, gregos e romanos, o Grão de Bico (Cicer arietinum, família Fabaceae) é uma leguminosa com boa disponibilidade de ferro, magnésio, carboidratos, folato, fibra, proteínas e do aminoácido triptofano. Este último nutriente é precursor da serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.

É um alimento de baixo índice glicêmico, evitando picos de glicose plasmática, o que confere saciedade e facilita o controle do peso. As fibras ajudam a diminuir a velocidade de absorção de açúcares e gorduras, contribuindo também para a perda de peso. As fibras também regulam o intestino aumentando a eliminação de toxinas e substâncias inflamatórias.

O único problema do grão de bico? O preço que, em geral, é cinco vezes maior do que o do feijão.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags