Remoção das amígdalas aumenta o risco de excesso de peso

Screen Shot 2018-03-29 at 2.06.48 PM.png

Sabia que crianças que passam por amigdalectomia/tonsilectomia (remoção cirúrgica das amígdalas) têm risco aumentado de ganhar peso acima dos padrões esperados para a idade?

Dados de 9 estudos dos últimos 40 anos foram analisados e observou-se que no período compreendido entre 6 meses e 1 ano após a cirurgia a média de aumento do Índice de Massa Corporal foi de 7%. Em outra análise foi evidenciado que entre 50 e 75% das crianças ganham peso após a cirurgia.

Existem algumas teorias sobre as causas do ganho de peso após a cirurgia. Uma é que as amígdalas inflamadas ocupam mais espaço na cavidade oral e por isto as crianças gastariam mais calorias para respirar. Uma vez que as mesmas são removidas e a respiração torna-se mais fácil o gasto calórico torna-se mais difícil.

Outra teoria é que durante o processo inflamatório a criança se alimentaria mal devido a dor ou falta de apetite. Após a cirurgia as crianças consumiriam mais alimentos do que anteriormente, podendo eventualmente exagerar na dose. Contudo não se sabe porque algumas crianças não ganham peso após a cirurgia. Provavelmente não é apenas a cirurgia a causa do problema mas também os hábitos alimentares inadequados da maior parte das famílias. Além disso, antes de se optar pela cirurgia devemos buscar entender a causa da hipertrofia das amígdalas. A alergia alimentar, por exemplo, pode provocar tais eventos.

Obrigada por compartilhar!
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags