O poder da água de coco

agua-de-coco-620x330.jpg

Muitas coisas fazem com que eu morra de saudades do Brasil: a família, os amigos, o sol, a água de coco.

Quando morei nos Estados Unidos até conseguia encontrar mas, em geral, era em garrafa ou embalagem tetra pack. A água de coco virou moda nos EUA após 2010, quando Madonna fez uma de suas visitas ao Brasil. A cantora ficou tão encantada com a bebida que acabou investindo 1,5 milhão de dólares na empresa Vita Coco. Tomar água de coco na caixinha não tem a mesma graça, não tem o mesmo frescor nem o mesmo sabor, mas dava para matar a saudade. O problema da industrialização é a necessidade de preservação. Um dos aditivos utilizados é o sulfito.

Você sabe bem a história: devemos dar sempre preferência a alimentos in natura. O sulfito, por exemplo, quando consumido excessivamente desencadeia dores de cabeça e abdominais, náuseas, vómitos e diarreia, bem como reações asmáticas. Aqui na Europa a saudade da água de coco é ainda maior. Encontrei outro dia um coco de verdade no supermercado: quanta emoção! Até olhar o preço: 12 euros (cerca de 50 reais). O que me resta agora é o próximo congresso no Brasil em março. Vou viver a base de água de coco! Bem, nem tanto… A água de coco é pouco calórica mas não dá para viver dela. Um copo de 300 ml fornece cerca de 80 kcal. É bastante nutritiva, contém carboidratos, vitaminas e minerais.

Potássio e sódio ajudam a reidratar. Potássio e magnésio mantém a pressão arterial sob controle. É fonte também de citocininas (hormônios vegetais) como cinetina e a trans-zeatina, que reduzem o risco de câncer e possuem propriedades antienvelhecimento. Ou seja, dentro de uma dieta variada é uma ótima bebida. O que falta à água de coco? Aminoácidos, ácidos graxos essenciais e uma variedade de vitaminas e outros minerais. Nenhum alimento é completo, mas este é um dos meus favoritos e, por isso, dá uma saudade danada. Gostinho de Brasil.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags